Fórum Marrari
Protocolo Modbus - Versão de Impressão

+- Fórum Marrari (https://forum.marrari.com.br)
+-- Fórum: PSi 4 (https://forum.marrari.com.br/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Conceitos Básicos (https://forum.marrari.com.br/forumdisplay.php?fid=9)
+---- Fórum: Protocolos de Comunicação (https://forum.marrari.com.br/forumdisplay.php?fid=11)
+---- Tópico: Protocolo Modbus (/showthread.php?tid=9)



Protocolo Modbus - PSi4 - 10-06-2022

O Modbus é um dos protocolos mais utilizados em automação industrial, graças à sua simplicidade e facilidade de implementação, podendo ser utilizado em diversos padrões de meio físico, como:
  • RS-232;
  • RS-485;
  • Ethernet TCP/IP (Modbus TCP).
A velocidade de comunicação varia em cada um desses padrões, bem como o comprimento máximo da rede e o número máximo de dispositivo conectados.

O padrão RS-232 (Recommendad Standart 232) é utilizado apenas em comunicação do tipo ponto a ponto, ou seja, só admite dois dispositivos na rede, que no caso do protocolo Modbus representa o mestre e um escravo.

O padrão RS-485 (Recommendad Standart 485) é muito utilizado na indústria  e sem dúvida é um dos padrões mais utilizados pelo protocolo Modbus. O número máximo de dispositivos no barramento da rede é de 32.

Endereços

Ao todo o protocolo Modbus possui 256 endereços onde:
  • 0 - (Zero) é o endereço de Broadcast, quando o mestre envia uma mensagem para o endereço zero, todos os escravos recebem a mensagem;
  • 1 até 247 - Endereços disponíveis para os escravos;
  • 248 até 255 - Endereços reservados.
O mestre não possui endereço, somente os escravos devem possuir endereço definido.

Modbus RTU
No modo RTU (remote Terminal Unit), cada mensagem de 8 bits contém dois caracteres hexadecimais de 4 bits. A principal vantagem desse modo é que sua maior densidade de caracteres permite um melhor processamento de dados. Cada mensagem deve ser transmitida em um fluxo contínuo de caracteres.
Neste modo não existe um caractere especifico que indique o inicio ou o fim de um telegrama. A indicação de quando uma nova mensagem começa ou quando ela termina é feita pela ausencia de transmissão de dados na rede.

Modbus TCP
É uma implementação do protocolo Modbus baseado em TCP/IP. Utiliza a pilha TCP/IP para comunicação e adiciona ao quadro Modbus um cabeçalho especifico chamado MBAP (Modbus Application Protocol).
O cabeçalho MBAP tem tamanho de 7 bytes, composto pelos seguintes campos:
  • Transaction identifier: usado para identificação da resposta a trasação (2bytes);
  • Protocol identifier: 0 (zero) indica Modbus (2 bytes);
  • Length: Contagem de todos os próximos bytes (2bytes);
  • Unit identifier: Utilizado para identificar o escravo remoto em uma rede Modbus RTU (1 byte)
Modbus TCP não acrescenta ao quadro um campo de checagem de erros, entretanto o frame ethernet já utiliza CRC-32 tornando desnecessário outro campo de checagem. O cliente Modbus TCP deve iniciar uma conexão TCP com o servidor de modo a enviar as requisições. A porta TCP é a 502 porta padrão para a conexão com servidores Modbus TCP.