Passo 5: Criação dos elementos gráficos - Versão de Impressão +- Fórum Marrari (https://forum.marrari.com.br) +-- Fórum: PSi 4 (https://forum.marrari.com.br/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Comunicação PSi4 e outros dispositivos (https://forum.marrari.com.br/forumdisplay.php?fid=13) +---- Fórum: Arduino (https://forum.marrari.com.br/forumdisplay.php?fid=14) +---- Tópico: Passo 5: Criação dos elementos gráficos (/showthread.php?tid=15) |
Passo 5: Criação dos elementos gráficos - PSi4 - 10-14-2022 Agora serão criados os elementos gráficos para que os valores lidos nas entradas analogicas possam ser vistos pelo operador. Para isso, iremos utilizar o Viewer Vi4. Na tela inicial temos: Inicialmente iremos trabalhar no servidor local (127.0.0.1) utilizando a credencial de administrador com o usuário: admin; e senha: admin. Caso deseje utilizar uma credencial diferente, basta criar um novo usuário e a senha no Si4 na aba "Usuários". Após o login, basta clicar em "Supervisão" e na sequencia "Modo Edição", uma janela em branco e a caixa de ferramentas deverá ser aberta, conforme a imagem: Para começar o nosso projeto, vamos alterar a cor de fundo, para tal, basta clicar com o botão direito do mouse na janela em branco e selecionar "Fundo - Supervisão". Conforme a figura abaixo, é possivel selecionar uma imagem e/ou a cor de fundo, bem como as margens. Na sequência vamos selecionar a ferramenta "Label" para identificar a leitura de cada potenciômetro, conforme abaixo: Com a ferramental Label, é possível escrever textos, trabalhar com parâmetros, abertura de janela, botão, totalizador e seta, todos na mesma ferramenta. Vamos entãoo escrever um texto identificando o primeiro potenciômetro e na sequência uma segunda Label para a leitura de fato da entrada analógica. Para a label em forma de texto, o formato fórmula deverá iniciar e finalizar a sentença com ( ' ), conforme abaixo: E para trabalhar com a Label em forma de leitura de Tag, o formato deverá ser [PK6.TAG1], conforme abaixo: É possivel observar que ao trocar a fórmula para a Tag correspondente no mesmo instante o valor de retorno mudará conforme a leitura em tempo real do potenciômetro. Após os passos anteriores e efetuando os devidos ajustes de tamanho, proporção de texto e cores, é necessário efetuar o ajuste das labels na tela. Para tal, usamos a ferramente de grade, podendo ser selecionado com o botão direito do mouse e selecioando a opção grade ou usando as teclas "Q", "W", "E" e "R". Devido ajustes feitos, temos então a finalização do nosso primeiro projeto utilizando o arduino com o PSi4. |